16 abril, 2009

Bob Dylan - Live At The Newport Folk Festival 1963-1965 [DVD9]


Cada época tem seus heróis. Cada necessidade tem uma solução e uma resposta. Algumas pessoas, a imprensa, as revistas, crêem as vezes que os heróis que os joves escolhem, ensinam o caminho a seguir. Eu penso que isto acontece porque existe uma necessidade. Este jovem homem surgiu de uma necessidade. Chegou aqui e se converteu no que é, porque havia coisas a dizer e a juventude queria expressá-las e queria dizê-las à sua própria maneira. Ele escutou, de alguma forma, a sua própria geração. Não necessito apresentá-lo, vocês o conhecem, ele é de vocês, Bob Dylan!

Com essas palavras, Bob Dylan foi apresentado numa das edições do Newport Folk Festival e é com elas que se inicia o belíssimo DVD “The Other Side of The Mirror - Bob Dylan Live At The Newport Folk Festival 1963-1965” do diretor Murray Lerner. O documentário traz o registro na íntegra das três apresentações do bardo naquele festival, realizadas nos anos de 1963, 1964 e 1965.

O DVD é simplesmente fantástico. Em minha opinião, o melhor registro em se tratando de Bob Dylan. Nele é possível acompanhar de perto a evolução do músico e principalmente sua transformação de cantador folk para o Dylan elétrico. Algo que se observa de maneira incontestável é o amadurecimento do artista e também como ele adquire extrema auto-confiança com o passar dos anos, conseguindo fazer com que sua simples presença envolva a todos com intenso magnetismo.

Lerner optou por uma apresentação crua dos registros que tinha em mãos. Nada de narração, entrevistas e etc. Pura e simplesmente as performances do músico nas três edições que participou e marcou para sempre a história do Festival. Dylan, que foi a maior estrela do evento, foi também seu algoz e carrasco ao derivar para a ruptura com os elementos tradicionais do folk, trocando os instrumentos acústicos com os quais normalmente se apresentava, por guitarras elétricas e muito barulho, causando enorme tumulto em 1965, ao subir ao palco ladeado por sua banda de rock, da melhor qualidade, diga-se de passagem, com destaque para o exímio guitarrista de blues, Mike Bloomfield.

O filme se divide em 3 partes, uma para cada edição do Festival. Os anos de 1963 e 1964 ajudaram a fazer de Bob Dylan o grande nome da música folk norte-americana, chamado por muitos de “a voz de sua geração”. Já a conturbada edição de 1965 flagra o exato momento da ruptura do Dylan com os tradicionalistas, o momento da transgressão. Só este registro já valeria o disco, mas além disto, o DVD oferece uma série de imagens de Dylan em algumas das mais marcantes atuações de seu início de carreira e um livreto de 20 páginas com ótimas fotos e uma breve histórico daquelas performances.

Intro: All I Really Want To Do (7/24/1965) – Ensayos
1963
North Country Blues
With God On Our Side (con Joan Baez)
Talkin’ World War III Blues
Who Killed Davey Moore?
Only A Pawn In Their Game
Blowin’ In The Wind
(con The Freedom Singers, J.Baez, y Peter, Paul and Mary)
1964
Mr. Tambourine Man
Johnny Cash sings Don’t Think Twice, It’s All Right
Joan Baez sings Mary Hamilton as Bob Dylan
It Ain’t Me, Babe (con Joan Baez)
With God On Our Side (con Joan Baez)
Chimes Of Freedom
1965
If You Gotta Go, Go Now
Love Minus Zero/No Limit
Maggie’s Farm (eléctrico)
Like A Rolling Stone (eléctrico)
Mr. Tambourine Man
It’s All Over Now, Baby Blue
*info/lista para download:

37 arquivos: - 145,3mb
01 arquivo: - 6,01mb

[38 arquivos no total]
[tamanho: 5.382GB .RAR]

Host: rapidshare

*lista:
Host: relink

Nenhum comentário: